Conheça aqui a Zath Solar, empresa de painel solar em Piracicaba-SP, que atende as cidades de Americana, Limeira, Rio Claro, Rio das Pedras, Araras, Sao Pedro, Charqueada, Leme, Capivari, Leme e região metropolitana de Piracicaba.
Já conhece a nossa região? Veja baixo um breve resumo da história dacidade, clima e o por quê a vantagem do uso de painéis solares se você reside na região de Piracicaba.
Veja também: Como é Feito um Painel Solar?
Um Breve Resumo da História da Cidade de Piracicaba:
Em 1766, o capitão-general de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. No entanto, o capitão povoador optou pelo local onde já se haviam fixado alguns posseiros e onde habitavam os índios Paiaguás, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, no lugar mais apropriado da região. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê e daria retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.
Oficialmente, o povoado de Piracicaba, ligado administrativamente à Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767. Em 1774, a povoação foi elevada à categoria de Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes.
Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, onde os terrenos melhores favoreciam sua expansão. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando a disputa de terras.
Em 1822, Piracicaba foi elevada à categoria de Vila, tomando o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.
Em 11 de agosto de 1822 é instalada a Câmara de Vereadores de Piracicaba, marcando o início da autonomia administrativa.
Já se perguntou Como Calcular a Quantidade de Painéis Solares que eu Preciso?
Na Vila predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, plantações de arroz, feijão e milho, de algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.
Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba, “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”.
O nome da cidade vem do tupi-guarani, significado lugar onde o peixe pára. É uma referência às grandiosas quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes.
A área do município é de 1 378,069 km², sendo que desse total 168,824 km² estão em área urbana. De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Campinas e Imediata de Piracicaba
Situa-se a 22º43′30” de latitude sul e 47º38′56” de longitude oeste e está a uma distância de 152 quilômetros a noroeste da capital paulista. Limita-se com: Saltinho, Laranjal Paulista, Rio das Pedras e Tietê (a sul); Santa Bárbara d’Oeste (sudeste); Limeira e Iracemápolis (leste); Rio Claro (nordeste); São Pedro, Charqueada e Ipeúna (norte); Santa Maria da Serra (noroeste); Anhembi (oeste); e Conchas (sudoeste).
Leia aqui: História do Painel Solar
Fonte: Wikipedia
Geomorfologia e hidrografia de Piracicaba-SP
No relevo de Piracicaba apresenta-se predominância de áreas acidentadas, sendo que a depressão é maior na parte central de seu território. Ela continua pelo sentido leste-oeste do curso do rio Piracicaba, aumentando sua acentuação no interior da zona urbana a partir do salto do rio Piracicaba.
Essa região divide as bacias dos rios Piracicaba e Tietê. Os vales convergidos para o rio Tietê (na região sudoeste do município) e para o rio Piracicaba (região central) têm sentido norte-noroeste e provocam depressões mais acentuadas nestas áreas.
Veja também: Definição de Enegia Solar – Explicação Simples
As regiões mais baixas têm cerca de 420 m., enquanto que as mais elevadas possuem média de 780 m. A altitude média de Piracicaba é de 528 m, sendo que o município situa-se uma área bastante declivada, sendo a declividade média de 7,8%.
Em Piracicaba ocorre uma grande diversidade de solos, que em determinadas áreas apresentam boa fertilidade, o que acaba em favorecer a agricultura no município. Essa variedade se deve à junção de diversos materiais distintos associada às características de seu relevo acidentado.
Os principais solos são os do tipo latossolo, que têm textura média ou argilosa, são densos e aptos para reter água. A fertilidade é variável, sendo predominantemente baixa, necessitando de adubação e adequação para que atinja bons níveis de produtividade.
Você sabe Qual a Eficiência de um Painel Solar Fotovoltaico?
Nas regiões norte, centro e sul há grande presença de podzólicos preenchidos com vários outros tipos de solo (tais como brunizens, litólico, pozólicos e cambissolos), sendo esta a variedade mais usada na agricultura. A oeste de Piracicaba os solos são muito arenosos, tendo fertilidade baixa, pouca capacidade de reter água e tendência a erosões.
A densidade do relevo interfere diretamente no seguimento das redes de drenagem, assim com estas também são capazes de modificar a configuração da superfície. As redes hidrográficas são mais concentradas nas porções central e norte de Piracicaba, sendo que em todo o município o comprimento total das redes é de 2 139 km. Os principais rios que banham o território são o Piracicaba, o Tietê e o Corumbataí.
Quer saber Como Funciona a Taxação da Energia Solar?
Clima de Piracicaba-SP
O clima de Piracicaba é subtropical úmido (tipo Cfa segundo Köppen), com moderada diminuição das chuvas no inverno e temperatura média anual de 23,9 °C, tendo invernos com pouca precipitação e amenos (raramente frios de forma demasiada) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, fevereiro, conta com temperatura média de 24,7 °C, sendo a média máxima de 30,3 °C e a mínima de 19,1 °C. E o mês mais frio, julho, com média de 17,7 °C, sendo 25,3 °C e 9,6 °C as médias máxima e mínima, respectivamente. Outono e primavera são estações de transição.
A precipitação média anual é de 1 273,3 mm, sendo julho o mês mais seco, quando ocorrem apenas 28,2 mm. Em janeiro, o mês mais chuvoso, a média fica em 229,5 mm. Nos últimos anos, entretanto, os dias quentes e secos durante o inverno têm sido cada vez mais frequentes, não raro ultrapassando a marca dos 30 °C, especialmente entre julho e setembro.
Durante a época das secas e em longos veranicos em pleno período chuvoso também são comuns registros de queimadas em matagais, principalmente na zona rural da cidade, o que contribui com o desmatamento e com o lançamento de poluentes na atmosfera, prejudicando ainda a qualidade do ar. Estas queimadas são muitas vezes propositais, sendo usadas para limpeza do terreno dos canaviais, porém elas foram proibidas.
Veja também: Energia Solar: Como Funciona (Resumo)
Segundo dados coletados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ) entre 1917 e 2009, a temperatura mínima registrada na cidade foi de −2,6 °C no dia 2 de agosto de 1955 e a máxima foi de 40,2 °C em 18 de novembro de 1985. Por outro lado, o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) marcou 40,8 °C em 24 de setembro de 2023, uma das maiores temperaturas já registradas na história da cidade.
O maior acumulado de chuva em menos de 24 horas foi de 139,1 mm no dia 25 de maio de 2004, enquanto que o menor índice de umidade relativa do ar (URA) foi de 23% em 29 de agosto de 1963.
Como consequência do panorama de mudanças climáticas, o clima de Piracicaba está mudando. Um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) indica que entre 1916-2016 a temperatura média no município registrou elevação de 0,9ºC.
Veja também: Como Funciona o Painel Solar para Aquecer Água
Zath: Empresa de Painel Solar em Piracicaba-SP
Você sabia que a qualidade de placa influência no decaimento de geração ao longo do tempo? Por isso nós da ZATH Solar trabalhamos só com o melhor para poder garantir qualidade na geração para você!
- CANADIAN
Fundada em 2001 em Ontário, Canadá, a Canadian Solar (NASDAQ: CSIQ) opera como fornecedora global de energia, com subsidiárias comerciais de sucesso em 19 países em 5 continentes. A Canadian Solar é um fabricante líder global de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 14.000 funcionários em todo o mundo.
Com instalações industriais de ponta no Canadá, China, Brasil e países do Sudeste Asiático, a Canadian Solar possui elevada capacidade de fabricação de módulos e já entregou mais de 52 GW de módulos solares de qualidade premium para clientes em mais de 150 países nos últimos 20 anos.
Veja também: Como Funciona a Energia Solar: A mãe de toda energia
- RISEN
A Risen Energy é uma das pioneiras na indústria solar e se comprometeu com esta indústria como especialista em P&D, uma empresa integrada fabricante de placas solares, desenvolvendo produtos para sistema on/off-grid. Com o objetivo de fornecer energia verde em todo o mundo, a Risen Energy está se desenvolvendo internacionalmente com escritórios e redes de vendas na China, Alemanha, Austrália, México, Índia, Japão, EUA e outros.
- LONGI
Fundada em 2000, a LONGi Green Energy Technology Co., Ltd. (a seguir designado por “LONGi”) está comprometida em construir a empresa de tecnologia solar mais valiosa do mundo.
A LONGi usa “fazer bom uso dos raios do sol e criar um mundo de energia verde” como a missão, aderindo à imagem de marca de “Estável, confiável, liderando com tecnologia”, com foco na inovação científica e tecnológica, construindo wafer de silício monocristalino, módulos de célula, soluções distribuídas industriais e comerciais, solução de energia verde, equipamentos de hidrogênio cinco seções de negócios. Formando produtos e soluções de “energia verde” + “hidrogênio verde” para apoiar o desenvolvimento global.
Nos envie uma mensagem para fazer parte da mudança!
- Carência de até 90 dias
- Financiamento em até 72x
- Elimine sua conta e pague só a taxa mínima
- Residencial, comercial e industrial
Saiba também: Energia Solar: Vantagens e Desvantagens
Formada em engenharia elétrica e engenharia mecânica pela UNIP, Josy Andrade Dias é especialista na área de energias renováveis, solar e fotovoltaica.
Além disso, atualmente é estudante de jornalismo e escreve principalmente em temas voltados para a área de energias renováveis, sustentabilidade e preservação ambiental.