Zath Solar energia solar fotovoltaica piracicaba

Telefone

(19) 99285-3584

Definição de Enegia Solar – Explicação Simples

Definição de Enegia Solar – Explicação Simples

Sumário

Definição de Enegia Solar – Explicação Simples

O sol produz energia há milhares de milhões de anos e é a principal fonte de todas as fontes de energia e combustíveis que utilizamos hoje. As pessoas têm usado os raios solares (radiação solar) há milhares de anos para aquecer e secar carne, frutas e grãos. Com o tempo, as pessoas desenvolveram tecnologias para coletar energia solar para aquecimento e convertê-la em eletricidade.

Veja também: Como Funciona a Taxação da Energia Solar e saiba Como é Feito um Painel Solar.

sol e1709733767981

Coletando e usando energia solar térmica (calor)

Um exemplo de um dos primeiros dispositivos de coleta de energia solar é o forno solar (uma caixa para coletar e absorver a luz solar). Na década de 1830, o astrônomo britânico John Herschel usou um forno solar para cozinhar alimentos durante uma expedição à África. As pessoas agora usam muitas tecnologias diferentes para coletar e converter a radiação solar em energia térmica para diversos usos.

Utilizamos sistemas de energia solar térmica para aquecer

  • Água para uso em residências, edifícios ou piscinas
  • O interior de casas, estufas e outros edifícios
  • Fluidos a altas temperaturas em usinas solares térmicas
  • Sistemas solares fotovoltaicos convertem luz solar em eletricidade

Sistemas solares fotovoltaicos convertem luz solar em eletricidade

solares fotovoltaicos (PV), ou células solares, transformam a luz solar diretamente em eletricidade. Pequenas células fotovoltaicas podem alimentar calculadoras, relógios e outros pequenos dispositivos eletrônicos. Arranjos de muitas células solares em painéis fotovoltaicos e arranjos de vários painéis fotovoltaicos em conjuntos fotovoltaicos podem produzir eletricidade para uma casa inteira. Algumas usinas fotovoltaicas possuem grandes conjuntos que cobrem muitos hectares para produzir eletricidade para milhares de residências.

Saiba Como Funciona o Painel Solar para Aquecer Água

A energia solar tem benefícios e algumas limitações

O uso da energia solar traz dois benefícios principais:

  • Os sistemas de energia solar não produzem poluentes atmosféricos ou dióxido de carbono.
  • Os sistemas de energia solar em edifícios têm efeitos mínimos no meio ambiente.

A energia solar também tem algumas limitações:

  • A quantidade de luz solar que chega à superfície da Terra não é constante. A quantidade de luz solar varia dependendo da localização, hora do dia, estação do ano e condições climáticas.
  • A quantidade de luz solar que atinge um metro quadrado da superfície da Terra é relativamente pequena, portanto é necessária uma grande área de superfície para absorver ou coletar uma quantidade útil de energia.
enegia solar no mundo
Mapa mundial dos recursos solares. Fonte: NASA

Onde a energia solar é encontrada e usada

A luz do sol é a energia radiante do sol. A quantidade de radiação solar, ou energia solar, que a Terra recebe todos os dias é muitas vezes maior do que a quantidade total de toda a energia que as pessoas consomem todos os dias. O uso da energia solar, especialmente para geração de eletricidade, aumentou muito nos Estados Unidos e em todo o mundo nos últimos 30 anos.

Você sabe Qual a Eficiência de um Painel Solar Fotovoltaico?

A latitude, o clima e os padrões climáticos são os principais fatores que afetam a insolação – a quantidade de radiação solar recebida em uma determinada área de superfície durante um período específico de tempo. Locais mais próximos do equador e em climas áridos geralmente recebem maiores quantidades de insolação do que outros locais. Nuvens, poeira, cinzas vulcânicas e poluição na atmosfera afetam os níveis de insolação na superfície. Edifícios, árvores e montanhas podem sombrear um local em diferentes horas do dia em diferentes meses do ano. As variações sazonais (mensais) nos recursos solares aumentam com o aumento da distância do equador terrestre.

O tipo de coletor solar também determina o tipo de radiação solar e o nível de insolação que um coletor solar recebe. Sistemas de coletores solares concentradores, como os utilizados em usinas solares termoelétricas, necessitam de radiação solar direta , que geralmente é maior em regiões áridas e com poucos dias nublados. Coletores solares térmicos e fotovoltaicos (PV) de placa plana são capazes de usar a radiação solar global , que inclui radiação solar difusa (espalhada) e direta . Saiba mais sobre a radiação solar .

Veja aqui a História do Painel Solar.

Coletores solares térmicos

Os colectores solares térmicos de baixa temperatura absorvem a energia térmica do sol para aquecer água para lavagem e banho ou para piscinas, ou para aquecer o ar no interior dos edifícios.

Coletores concentradores

As tecnologias de concentração de energia solar usam espelhos para refletir e concentrar a luz solar em receptores que absorvem a energia solar e a convertem em calor. Podemos utilizar esta energia térmica para aquecer edifícios ou para produzir eletricidade com uma turbina a vapor ou uma máquina térmica que aciona um gerador.

Sistemas fotovoltaicos

As células fotovoltaicas (PV) convertem a luz solar diretamente em eletricidade. Os sistemas fotovoltaicos podem variar desde sistemas que fornecem pequenas quantidades de eletricidade para relógios e calculadoras até sistemas que fornecem a quantidade de eletricidade que centenas ou milhares de residências utilizam. Milhões de casas e edifícios em todo o mundo têm sistemas fotovoltaicos nos seus telhados e existem muitas grandes centrais fotovoltaicas.

Uso de energia solar

A Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA) estima que o uso total de energia solar nos Estados Unidos aumentou de cerca de 0,06 trilhão de unidades térmicas britânicas (Btu) em 1984 para cerca de 1.870 trilhões de Btu em 2022. A geração de eletricidade solar foi responsável por cerca de 97% do total solar. a utilização de energia em 2022 e a utilização direta de energia solar para aquecimento de espaços e águas representaram cerca de 3%.

A geração total de eletricidade solar nos EUA, por exemplo, aumentou de cerca de 5 milhões de kWh em 1984 (quase todas provenientes de usinas de energia solar térmica e elétrica em escala de serviço público) para cerca de 204 bilhões de kWh em 2022. Em 2022, as usinas de energia fotovoltaica em escala de serviço público representaram 70% de Na geração total de eletricidade solar, os sistemas fotovoltaicos de pequena escala representaram 29% e as usinas termoelétricas solares em grande escala representaram 1%. As centrais eléctricas de grande escala têm pelo menos 1.000 quilowatts (kW) (ou um megawatt [MW]) de capacidade de geração de electricidade. Os sistemas fotovoltaicos de pequena escala têm capacidade de geração inferior a um MW.

De acordo com as Estatísticas Internacionais de Energia da EIA, a geração total mundial de eletricidade solar cresceu de 0,4 bilhão de kWh em 1990 para cerca de 1,306 bilhão (cerca de 1,3 trilhão) de kWh em 2021. Os cinco principais produtores de eletricidade solar e suas participações percentuais na geração total mundial de eletricidade solar em 2021 foram:

  • China–33%
  • Estados Unidos – 16%
  • Japão – 9%
  • Indiano – 6%
  • Alemanha-%
  • Fotovoltaico solar

Veja aqui um resumo sobre como funciona a energia solar

Células fotovoltaicas convertem luz solar em eletricidade

Uma célula fotovoltaica (PV), comumente chamada de célula solar, é um dispositivo não mecânico que converte a luz solar diretamente em eletricidade. Algumas células fotovoltaicas podem converter luz artificial em eletricidade.

Fótons transportam energia solar

A luz solar é composta de fótons, ou partículas de energia solar. Esses fótons contêm quantidades variadas de energia que correspondem aos diferentes comprimentos de onda do espectro solar.

Uma célula fotovoltaica é feita de material semicondutor . Quando os fótons atingem uma célula fotovoltaica, eles podem refletir na célula, passar através da célula ou ser absorvidos pelo material semicondutor. Somente os fótons absorvidos fornecem energia para gerar eletricidade. Quando o material semicondutor absorve luz solar suficiente (energia solar), os elétrons são desalojados dos átomos do material. O tratamento especial da superfície do material durante a fabricação torna a superfície frontal da célula mais receptiva aos elétrons desalojados ou livres , de modo que os elétrons migram naturalmente para a superfície da célula.

O fluxo de eletricidade

O movimento dos elétrons, cada um carregando uma carga negativa, em direção à superfície frontal da célula cria um desequilíbrio de carga elétrica entre as superfícies frontal e posterior da célula. Este desequilíbrio, por sua vez, cria um potencial de tensão semelhante aos terminais negativo e positivo de uma bateria. Os condutores elétricos na célula absorvem os elétrons. Quando os condutores são conectados em um circuito elétrico a uma carga externa, como uma bateria, a eletricidade flui no circuito.

A eficiência dos sistemas fotovoltaicos varia de acordo com o tipo de tecnologia fotovoltaica

A eficiência com que as células fotovoltaicas convertem a luz solar em eletricidade varia de acordo com o tipo de material e tecnologia da célula. A eficiência dos módulos fotovoltaicos era em média inferior a 10% em meados da década de 1980, aumentou para cerca de 15% em 2015 e aproxima-se agora dos 20% para os módulos de última geração. Células fotovoltaicas experimentais e células fotovoltaicas para satélites espaciais são quase 50% eficientes.

Como funcionam os sistemas fotovoltaicos

A célula fotovoltaica é o bloco de construção básico de um sistema fotovoltaico. As células individuais podem variar em tamanho de cerca de 0,5 polegadas a cerca de 4 polegadas de diâmetro. No entanto, uma célula produz apenas 1 ou 2 Watts, o que é eletricidade suficiente apenas para pequenos usos, como alimentar calculadoras ou relógios de pulso.

As células fotovoltaicas são conectadas eletricamente em um módulo ou painel fotovoltaico embalado e à prova de intempéries. Os módulos fotovoltaicos variam em tamanho e na quantidade de eletricidade que podem produzir. A capacidade de geração de eletricidade do módulo fotovoltaico aumenta com o número de células no módulo ou na área de superfície do módulo. Os módulos fotovoltaicos podem ser conectados em grupos para formar um arranjo fotovoltaico. Um arranjo fotovoltaico pode ser composto por dois ou centenas de módulos fotovoltaicos. O número de módulos fotovoltaicos conectados em um arranjo fotovoltaico determina a quantidade total de eletricidade que o arranjo pode gerar.

As células fotovoltaicas geram eletricidade de corrente contínua (CC). Essa eletricidade CC pode ser usada para carregar baterias que, por sua vez, alimentam dispositivos que usam eletricidade de corrente contínua. Quase toda a eletricidade é fornecida como corrente alternada (CA) em linhas de energia elétrica. Dispositivos chamados inversores são usados ​​em módulos fotovoltaicos ou em matrizes para converter eletricidade CC em eletricidade CA.

As células e módulos fotovoltaicos produzirão a maior quantidade de eletricidade quando estiverem diretamente voltados para o sol. Módulos e matrizes fotovoltaicas podem usar sistemas de rastreamento que movem os módulos para ficarem constantemente voltados para o sol, mas esses sistemas são caros e são usados ​​principalmente em grandes usinas fotovoltaicas. A maioria dos sistemas fotovoltaicos em edifícios possuem módulos numa posição fixa com os módulos voltados diretamente para o sul (no hemisfério norte – diretamente para o norte no hemisfério sul). Saiba mais sobre os ângulos de inclinação do coletor fotovoltaico e os sistemas de rastreamento do coletor fotovoltaico .

Aplicações de sistemas fotovoltaicos

Os menores sistemas fotovoltaicos alimentam calculadoras e relógios de pulso. Sistemas maiores podem fornecer eletricidade para bombear água, alimentar equipamentos de comunicação, fornecer eletricidade para uma única casa ou empresa ou formar grandes conjuntos que fornecem eletricidade a milhares de consumidores de eletricidade.

Algumas vantagens dos sistemas fotovoltaicos são:

  • Os sistemas fotovoltaicos podem fornecer eletricidade em locais onde não existem sistemas de distribuição de eletricidade (linhas de energia) e também podem fornecer eletricidade a uma rede de energia elétrica.
  • Os arranjos fotovoltaicos podem ser instalados rapidamente e podem ser de qualquer tamanho.
  • Os efeitos ambientais dos sistemas fotovoltaicos localizados em edifícios são mínimos.

História da energia fotovoltaica

A primeira célula fotovoltaica prática foi desenvolvida em 1954 pelos pesquisadores da Bell Telephone. A partir do final da década de 1950, as células fotovoltaicas foram usadas para alimentar satélites espaciais dos EUA. No final da década de 1970, os painéis fotovoltaicos forneciam eletricidade em locais remotos ou fora da rede , que não possuíam linhas de energia elétrica. Desde 2004, a maioria dos painéis fotovoltaicos instalados nos Estados Unidos estão em sistemas conectados à rede em residências, edifícios e instalações de energia de estações centrais. Os avanços técnicos, os custos mais baixos dos sistemas fotovoltaicos e os incentivos financeiros e as políticas governamentais ajudaram a expandir enormemente a utilização da energia fotovoltaica desde meados da década de 1990. Centenas de milhares de sistemas fotovoltaicos conectados à rede estão agora instalados nos Estados Unidos.

A EIA estima que a electricidade gerada em centrais eléctricas fotovoltaicas de grande escala aumentou de 6 milhões de quilowatts-hora (kWh) em 2004 para 143 mil milhões de kWh em 2022. As centrais eléctricas de grande escala têm pelo menos 1.000 quilowatts (ou um megawatt) de capacidade de produção de electricidade. A EIA estima que 59 mil milhões de kWh foram gerados por sistemas fotovoltaicos de pequena escala ligados à rede em 2022, acima dos 11 mil milhões de kWh em 2014. Os sistemas fotovoltaicos de pequena escala são sistemas que têm menos de 1.000 quilowatts de capacidade de produção de electricidade. A maioria dos sistemas fotovoltaicos de pequena escala estão localizados em edifícios e às vezes são chamados de sistemas fotovoltaicos de telhado .

Veja as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltática.

Usinas térmicas solares

Os sistemas de energia solar térmica usam energia solar concentrada

Os sistemas de geração de energia solar térmica (eletricidade) coletam e concentram a luz solar para produzir o calor de alta temperatura necessário para gerar eletricidade. Todos os sistemas de energia solar térmica possuem coletores de energia solar com dois componentes principais: refletores (espelhos) que capturam e focam a luz solar em um receptor . Na maioria dos tipos de sistemas, um fluido de transferência de calor é aquecido e circulado no receptor e usado para produzir vapor. O vapor é convertido em energia mecânica em uma turbina, que aciona um gerador para produzir eletricidade. Os sistemas de energia solar térmica possuem sistemas de rastreamento que mantêm a luz solar focada no receptor durante o dia, à medida que o sol muda de posição no céu.

Os sistemas de energia solar térmica também podem ter um componente de sistema de armazenamento de energia térmica que permite ao sistema coletor solar aquecer um sistema de armazenamento de energia durante o dia, e o calor do sistema de armazenamento é usado para produzir eletricidade à noite ou durante tempo nublado. As usinas solares térmicas também podem ser sistemas híbridos que utilizam outros combustíveis (geralmente gás natural) para complementar a energia solar durante períodos de baixa radiação solar.

Tipos de usinas térmicas solares de concentração

Existem três tipos principais de sistemas de concentração de energia solar térmica:

  • Sistemas de concentração linear , que incluem calhas parabólicas e refletores lineares de Fresnel
  • Torres de energia solar
  • Sistemas de antena/motor solar

Sistemas de concentração linear

Os sistemas de concentração linear coletam a energia do sol usando espelhos longos, retangulares e curvos (em forma de U). Os espelhos concentram a luz solar em receptores (tubos) que percorrem toda a extensão dos espelhos. A luz solar concentrada aquece um fluido que flui através dos tubos. O fluido é enviado para um trocador de calor para ferver água em um gerador convencional de turbina a vapor para produzir eletricidade. Existem dois tipos principais de sistemas concentradores lineares: sistemas de calha parabólica, onde os tubos receptores são posicionados ao longo da linha focal de cada espelho parabólico, e sistemas refletores lineares de Fresnel, onde um tubo receptor está acima de vários espelhos para permitir aos espelhos maior mobilidade no rastreamento. o sol.

Uma usina de coletor de concentração linear tem um grande número, ou campo , de coletores em fileiras paralelas com orientação norte-sul, de modo que os espelhos rastreiam o sol de leste a oeste e concentram a luz solar continuamente nos tubos receptores durante o dia.

Saiba Como Calcular a Quantidade de Painéis Solares que eu Preciso?

Calhas parabólicas

Um coletor de calha parabólica possui um longo refletor parabólico (curvo) que concentra os raios solares em um tubo receptor localizado no foco da parábola. O coletor se move para focar a luz solar no receptor à medida que o sol se move no céu durante o dia.

Devido ao seu formato parabólico, uma calha pode focar a luz solar de 30 a 100 vezes sua intensidade normal (taxa de concentração) no tubo receptor, localizado ao longo da linha focal da calha, atingindo temperaturas operacionais superiores a 750°F.

Os sistemas de concentração linear de calha parabólica são usados ​​em uma das instalações de energia térmica solar em operação há mais tempo no mundo, o Sistema de Geração de Energia Solar (SEGS), localizado no deserto de Mojave, na Califórnia. A instalação teve nove plantas separadas ao longo do tempo, com a primeira planta do sistema, SEGS I, operando de 1984 a 2015, e a segunda, SEGS II, operando de 1985 a 2015. SEGS III–VII (3–7), cada um com capacidade líquida de geração elétrica no verão de 36 megawatts (MW), entrou em operação em 1986, 1987 e 1988. SEGS VIII (8) e IX (9), cada um com capacidade líquida de geração elétrica no verão de 88 MW, começaram a operar em 1989 e 1990, respectivamente. Os SEGS 3, 4, 5, 6, 7 e 8 cessaram todas as operações em 2021, deixando apenas o SEGS 9 em operação em 31 de dezembro de 2021.

Além do SEGS, muitos outros projetos de energia solar parabólica operam nos Estados Unidos e em todo o mundo. Os quatro maiores projetos nos Estados Unidos depois do SEGS são:

  • Estação Geradora Solana: um projeto de 296 MW em Gila Bend, Arizona
  • Projeto Mojave Solar: um projeto de 275 MW em Barstow, Califórnia
  • Projeto Genesis Solar Energy: um projeto de 250 MW em Blythe, Califórnia
  • Nevada Solar One: uma usina de 69 MW perto de Boulder City, Nevada
  • Refletores Fresnel Lineares

Os sistemas de refletores lineares de Fresnel (LFR) são semelhantes aos sistemas de calha parabólica, pois os espelhos (refletores) concentram a luz solar em um receptor localizado acima dos espelhos. Esses refletores utilizam o efeito de lente Fresnel , que permite um espelho concentrador com grande abertura e curta distância focal. Esses sistemas são capazes de concentrar a energia do sol em cerca de 30 vezes sua intensidade normal. O refletor Fresnel linear compacto (CLFR) – também conhecido como refletor Fresnel linear concentrador – é um tipo de tecnologia LFR com vários absorvedores nas proximidades dos espelhos. Vários receptores permitem que os espelhos mudem de posição para não obscurecer outros refletores. Isso melhora a eficiência do sistema e reduz custos.

torres de energia solar

Torres de energia solar

Um sistema de torre de energia solar usa um grande campo de espelhos planos de rastreamento solar, chamados helióstatos, para refletir e focar a luz solar em um receptor no topo de uma torre. A luz solar pode ser concentrada até 1.500 vezes. Algumas torres de energia usam água como fluido de transferência de calor. Projetos avançados estão fazendo experiências com sal de nitrato fundido devido à sua capacidade superior de transferência de calor e armazenamento de energia. O armazenamento de energia térmica permite que o sistema produza eletricidade durante o tempo nublado ou à no

pratos solares

Prato solar/motores

Os sistemas de antena/motor solar usam uma antena espelhada semelhante a uma antena parabólica muito grande. Para reduzir custos, o prato espelhado geralmente tem muitos pequenos espelhos planos em formato de prato. A superfície em forma de prato direciona e concentra a luz solar em um receptor térmico, que absorve e coleta o calor e o transfere para um motor-gerador. O tipo mais comum de motor térmico usado em sistemas de prato/motor é o motor Stirling. Este sistema utiliza o fluido aquecido pelo receptor para mover os pistões e criar energia mecânica. A energia mecânica aciona um gerador ou alternador para produzir eletricidade.

Os sistemas de antena/motor solar sempre apontam diretamente para o sol e concentram a energia solar no ponto focal da antena. A taxa de concentração de uma antena solar é muito maior do que a dos sistemas de concentração linear e tem uma temperatura do fluido de trabalho superior a 740°C. O equipamento gerador de energia de uma antena solar pode ser colocado no ponto focal da antena, tornando-o adequado para locais remotos, ou a energia pode ser coletada de muitas antenas e convertida em eletricidade em um ponto central.

Não há projetos de motores/parabólicas solares em escala de utilidade pública em operação comercial no Brasil ainda.

Coletores solares termicos

Coletores solares térmicos

Aquecimento com a energia do sol

As pessoas usam energia solar térmica para aquecer água e ar. Os dois tipos gerais de sistemas de aquecimento solar são sistemas passivos e sistemas ativos .

O aquecimento solar passivo acontece quando o sol brilha através das janelas de um edifício e aquece o interior. Os projetos de edifícios que utilizam aquecimento solar passivo geralmente têm janelas voltadas para o sul que permitem que o sol brilhe nas paredes ou pisos que absorvem o calor solar durante o dia no inverno. A energia solar absorvida aquece o edifício por radiação natural e convecção à noite. As saliências ou persianas das janelas impedem que o sol entre nas janelas durante o verão para manter o edifício fresco.

Os sistemas de aquecimento solar ativo utilizam um coletor e um fluido que absorve a radiação solar. Ventiladores ou bombas circulam ar ou líquidos absorventes de calor através de coletores e depois transferem o fluido aquecido diretamente para uma sala ou para um sistema de armazenamento de calor. Os sistemas ativos de aquecimento solar de água geralmente possuem um tanque para armazenar água aquecida por energia solar.

Os coletores solares são não concentradores ou concentradores

Coletores não concentradores —A área do coletor (a área que intercepta a radiação solar) é igual à área do absorvedor (a área que absorve a radiação). Os sistemas solares para aquecimento de água ou ar geralmente possuem coletores não concentradores. Os coletores de placa plana são o tipo mais comum de coletores não concentradores para aquecimento de água e ambientes em edifícios e são usados ​​quando temperaturas inferiores a 200°F são suficientes.

Os coletores solares de placa plana geralmente têm três componentes principais:

  • Uma placa plana de metal que intercepta e absorve a energia solar
  • Uma cobertura transparente que permite que a energia solar passe através da cobertura e reduz a perda de calor do absorvedor
  • Uma camada de isolamento na parte traseira do absorvedor para reduzir a perda de calor

Os coletores de aquecimento solar de água possuem tubos metálicos fixados ao absorvedor. Um fluido de transferência de calor é bombeado através dos tubos absorvedores para remover o calor do absorvedor e transferir o calor para a água em um tanque de armazenamento. Os sistemas solares para aquecimento de água de piscinas em climas quentes geralmente não possuem coberturas ou isolamento para o absorvedor, e a água da piscina circula da piscina através dos coletores e de volta à piscina.

Os sistemas de aquecimento solar de ar usam ventiladores para movimentar o ar através de coletores planos e para o interior dos edifícios.

Coletores concentradores —A área que intercepta a radiação solar é maior, às vezes centenas de vezes maior, que a área absorvedora. O coletor concentra, ou concentra, a energia solar em um absorvedor. O coletor geralmente se move de modo a manter a luz solar focada no absorvedor. As usinas solares térmicas usam sistemas de coletores solares concentrados porque podem produzir calor em alta temperatura.

Veja aqui Como Funciona a Energia Solar: A mãe de toda energia

enrgia solar e meio ambiente

Energia solar e meio ambiente

Os sistemas/usinas de energia solar não produzem poluição do ar, poluição da água ou gases de efeito estufa. O uso da energia solar pode ter um efeito positivo e indireto no meio ambiente quando a energia solar substitui ou reduz o uso de outras fontes de energia que têm maiores efeitos no meio ambiente.

Alguns materiais tóxicos e produtos químicos são usados ​​para fabricar células fotovoltaicas (PV) que convertem a luz solar em eletricidade. Alguns sistemas solares térmicos utilizam fluidos potencialmente perigosos para transferir calor. Vazamentos desses materiais podem ser prejudiciais ao meio ambiente. As leis ambientais do Brasil regulam o uso e o descarte desses tipos de materiais.

Tal como acontece com qualquer tipo de central eléctrica, as grandes centrais solares podem afectar o ambiente próximo das suas localizações. A limpeza de terrenos para construção e a localização da central eléctrica podem ter efeitos a longo prazo nos habitats de plantas e animais nativos. Algumas usinas de energia solar podem exigir água para limpeza de coletores e concentradores solares ou para resfriamento de turbinas geradoras. A utilização de grandes volumes de água subterrânea ou superficial em alguns locais áridos pode afectar os ecossistemas que dependem destes recursos hídricos. Além disso, o feixe de luz solar concentrada criado por uma torre de energia solar pode matar pássaros e insetos que voam em direção ao feixe.

Quer saber mais? Conheça a Zath, Empresa de Painel Solar em Piracicaba-SP

Postagens Relacionadas:

Empresa de Painel Solar em Piracicaba-SP

Empresa de Painel Solar em Piracicaba-SP

 Conheça aqui a Zath Solar, empresa de painel solar em…

Como Funciona a Taxação da Energia Solar

Como Funciona a Taxação da Energia Solar

Taxação do Sol: Como Funciona a Taxação da Energia Solar…

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens Nesta postagem, iremos explicar sobre…